Dürer viveu entre 1471 e 1528 e foi a figura central da renascença alemã. Estudou com seu pai, um ourives húngaro que emigrou para Alemanha, e em 1486 começou a pintar. Tornou-se aprendiz do pintor Michael Wolgumut com que iniciou os seus trabalhos de gravura em madeira e cobre. Dürer inspirou-se nos trabalhos dos pintores dos dois maiores centros artísticos europeus (Itália e Holanda) mas sendo muito mais inovador. A partir de 1940 Dürerviajou bastante para estudar, passaram nomeadamente por Itàlia e Antuérpia.
As suas jornadas permitiram-lle fundir tradiçõesgóticas do Norte com a utilização da perspectivados italianos. Começa aqui o seu interesse pela matemática afirmando que"a nova arte deverá basear-se na ciência, em particular na matemática, como a mais exata, lógica e impresionante construtiva da ciência".
A partir de certa alturas, a arte de Dürer, mostra a influência de teorias matemàtica, tais como a da proporção.
MARTINHO LUTERO
Ele se tornou monge devido a uma promessa. Os monges agostinhos estudavam teologia, e devido a isso, Lutero se tornou uns dos principais teólogo acadêmico da Alemanha. No entanto encontrou pouco consolo na vida monástica, pois estava convencido de que fizesse como monge, nada o levaria a encontrar a salvação.Reconsiderou as suas crenças entre 1515 e 1517. Antes não se considerava adequado para o céu, depois percebeu que a culpa era da igreja Católica por tal pensamento. Era critico ao preceito da igreja Católica de que podia obter a salvação através de rituais e comprando indulgências.Publicou um panfleto "As Noventa e Cinco Teses", que retrata as indulgências vendidas pela igreja. Devido a grande rivalidade entre as ordens religiosas alemãs, a publicação causosu grande polêmica. Por causa da venda de indulgência foi acusado de heria pela igreja, mas não quis se retratar.Ao romper definitivamente com a igreja teve de se esconder. Alegava que só pela fé o homem se salva, e que a Bíblia e não o Papa devia ser a fonte de autoridade teológica.
A REFORMA PROTESTANTE
Foi aluta da igreja contra protestantismo. A resposta ao avanço deste foi a Companhia de Jesus, fundado pelo Inácio de Loyola em 1534. Concebido segundo um modelo militar, a companhia formava seus membros, os Jesuitas como soldados. Ao lado da Companhia de Jesus, os tribunais da inquisição foi uma grande estratégia, importante para o controle dos fiéis Católicos. Esses tribunais julgavam e puniam, agindo de violência contra contra as pessoas e seus dogmas.Foi feito também o indise, ou seja, uma lista de livros que eram proíbidos aos fiéis. Qualquer ato que fosse contra as normas impostas pela igreja, era considerado como heresia.
A ALQUIMIA E OS ROSA - CRUZITAS
Os eruditos estudavam a alquimia durante a idade média, mas a descoberta dos textos gregos e hebraicos antigos, deram o conhecimento de novos métodos de tranformar o metal base em ouro.Os métodos de manipulação sugeridos eram inovações em encantamentos síbolos e cartas de navegação astrológicas.A mistura da religião e da alquimia nos traz Cristo como o verdadeiro elixir da vida e pedra contactar com os rosas-cruzitas não conseguiram.filosofal.
Na Alemanha isso alavancou a proclamação da renovação do mundo e da natureza humana.Os rosas-cruzitas publicavam manuscritos com seus ideais.
RENASCENÇA NOS PAÍSES BAIXOS
Ainda é grande o debate sobre se o conceito do Renascimento italiano pode ser considerado válido para ser aplicado corretamente à arte do norte da Europa no período anterior a 1500.Os artistas do século XV, no norte europeu, não cultivaram fontes intensivamente clássicas, nem mostraram a predileção para o abstrato e para sistemas teóricos de representação que caracterizaram a arte italiana. Todavia, a transformação radical das tradições artísticas na Europa setentrional, que aconteceu durante os séculos XV e XVI, embora não seja comparável àquilo que surgiu na Itália, pode ser descrita adequadamente como um Renascimento.
.Van Eyck, porém, não recorria com tanta frequência à perspectiva, pintando, desta feita, a madeira em que concebia os seus quadros de branco, o que concedia à pintura um excepcional brilho e um ligeiro efeito de profundidade. A ressequida madeira era também polida. Tal diz-nos que o artista era muito inovador e até um pouco atrevido.
É concedida, muitas vezes, a van Eyck a criação da pintura a óleo. Todavia, esta já era relativamente conhecida e utilizada na Flandres do século XIV. Realmente, o que o artista criou foi a tinta a óleo com secagem rápida (hoje em dia esta é, obviamente, mais rápida).
O enigmático Mestre de Flémalle fez uma contribuição igualmente importante para o vívido e miniaturizado realismo da pintura da Escola Holandesa. Em seus trabalhos mais famosos, como A Natividade de Dijon (cerca de 1420; Musée des Beaux-artes, Dijon) e o Retábulo de Merode (cerca de 1426; The Cloisters, New York), o Mestre de Flémalle, assim como Van Eyck, combinou a observação direta e objetiva da natureza com elaboradas estruturas simbólicas que emprestam uma dimensão profunda a objetos mundanos dentro das cenas religiosas retratadas.
Weyden, um gênio intrigante e idiossincrático, exercitou uma influência dominante em muitos pintores posteriores, incluindo Dirk Bouts.
Outros artistas notáveis foram: o pintor Geertgen Tot Sint Jans, que teve vida muito curta, mas especializou-se em suaves cenas noturnas que demonstram um sentimento soberbo para os efeitos de luz.
Hans Memling, cujo estilo é caracterizado por um ar lânguido e delicado dos personagens retratados.
. Gerard David, cujos trabalhos eram mais severos e monumentais em qualidade técnica.
As pinturas alucinatórias do holandês Hieronymus Bosch parecem fora de lugar, por terem surgido em um período em que os artistas tinham a intenção de retratar a beleza e nobreza da humanidade.
Mais de acordo com o espírito de Renascimento estão os trabalhos de Hugo Van Der Goes, que era ativo em Ghent e Bruges. Seu Retábulo de Portinari (1474- 1476; Galeria de Uffizi, Florença) foi uma obra de importância crucial. Executado para a igreja florentina de San Egidio, apresentou os artistas italianos ao realismo térreo e vivaz da Escola de Neatherlandish e a técnica da pintura à óleo.
RENASCIMENTO EM OUTROS PAÍSES DA EUROPA
O Renascimento nos Países Baixos (Flandres e Holanda) só foi superado em importância pelo italiano. A explicação para esse fato reside principalmente na expansão comercial, financeira e manufatureira dessa região. No século XVI os Países Baixos detinham o comando da Revolução Comercial .
A burguesia flamenga e holandesa, próspera a influencia, financiava o Renascimento, Cultural loccal.
. Erasmo de Roterdã (1466-1536) foi o grande vulto do Renascimento Literário, e filosófico dos Países Baixos. È considerado o “Príncipe dos Humanistas”. Procurou conciliar o racionalismo renascentista com o cristianismo. Propunha que a Igreja Católica se auto-reformulasse, superando os vícios que apresentava naquele século. Fez críticas desvastadouras ao comportamento do clero da sua época Sua obra mais representativa é Elogio da Loucura.
Erasmo por Hans Holbein, o novo
Nascido em 27 de outubro de 1466.
Falecido em 12 de julho de 1536.
Na pintura destacaram-se no século xv, os irmãos Van Eyck. No Século seguinte os artistas mais importantes foram Jerônimo Bosch e Pieter Brueghel, o velho.
BRUEGUEL
Bosch, com seus quadros de inspiração alucinada, è considerado um percursor da escola surrealista,que desenvolveria apenas no século xx. Produzio obras como O Jardim das Delicias e a As tentações de Santo Antônio
. Brueghel foi o pintor social e político dos Países Baixos.Os artistas de sua época retratavam própria burguesia; Brueghel ao contrário, abordou temas de conteúdo popular ou político. Em O massacre dos inocentes retratou asmatanças realizadas pelos soldados espanhóis contra seus conterrâneos que, no século XVI, buscavam sua independência da Coroa espanhola.
O Renascimento alemão não alcançou níveis significativos. Seu desenvolvimento foi impedido pelo grande fracionamento político, pelo colapso comercial, pela reforma luterana(rompimento protestante com a Igreja Católica)e pelas guerras religiosas entre católicos eprotestantes. Produzio,entretanto, artistas excepcionais:Albrecht Dürer e Hans Holbein os dois pintores de expressão do Renascimento na Alemanha .
Na Inglaterra, o Renascimento foi prejudicado pela guerra dos Cem Anos e pela guerra das Duas Rosa. Assim teve início tardiamente, já no século XVI. Suas principais figuras foram Thomas Morus e William Shakspeare.
. Thomas Morus, era humanista, pagou com a vida sua coerência e fidelidade a Igreja Católica. Sua principal obra foi A Utopia.
. William Shakspeare, foi um grande teatrólogo do Renascimento, escrevendo mais de quarenta peças.Suas obras, ainda hoje são encenadas nos palcos de todo o mundo, inclui títulos como Romeu e Julieta, Hanlet, Macbeth, Otelo e Sonho de uma noite de verão.
Na Espanha, o Renascimento foi dificultado pela Contra – Reforma e pela descoberta do Novo Mundo. Ainda assim, surgiram algumas figuras brilhantes como o pintor El Greco e os escritores Tirso de Molina, Calderóm de La Barca , Lope de Vega e o maior dentre eles, Miguel de Cervantes.
. El Greco, nasceu na Grécia e radicou-se na cidade espanhola de Toledo em 1578. Deixou inúmeras telas dentre as quais O enterro do conde de Orgas.
. Molina e Calderóm, dedicaram-se ao teatro, tendo escrito Dom Gil das calçasverdes, e Á vida é sonho,respectivamente.
. Vega, foi também autor de várias peças teatrais e do livro de poemas Arcádia.
. Cervantes, foi o criador dentre outras obras, do célebre Dom Quixote, em que satirizou as novelas de cavalaria medievais.
Em Portugal o renascimento foi prejudicado pelos mesmos fatos ocorridos na Espanha. As principais figuras foram o historiador João de Barros, o teatrólogo Gil Vicente e os poetas Sá Miranda e Luis de Camões.
. Gil Vicentel produzio uma vasta obra , da qual se destacavam Auto da barca do inferno e Farsa de Inês Pereira.
. Sá Miranda escreveu comédias, como Vilhalpandos, e poemas.
. Camões foi a figura máxima do Renascimento português : é autor da epopéia Os Lusíadas, de autos como Anfitriões e Filodemo e ainda de poesias lìricas. Procurou cantar os efeitos da modernidade que rivalizavam as realizações da Antigüidade. Arriscou sua própria vida para salvar o épico que narra os feitos da civilização portuguesa e acreditou estar predestinado a honrar Portugal, retratando suas conquistas num poema exemplar, inspirado em Homero e Vigílio. O rigor de construção de Os Lusíadas reflete as aspirações, próprias ao espírito renascentista, de superar as limitações humanas numa empresa de alto risco pela coragem enfrentamento do desconhecido, força e controle dos intintos . Já a lírica camoniana resume a experiência humana do desconcerto e da fragilidade, característica que sobrevivem e tornam a obra do poeta extremamente atual um clássico da literatura se reconhece pela capacidade de expandir.
6 comentários:
JO!!!teu blog esta ótimo, valeu o esforço!!!!!!!
foi otimo a pesquisa
tá mt bom,só prestar mais atençao na ortografia.
Bom
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